Os Principais Custos da Importação
- Cesar (da TOTH)

- 10 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Saber quanto você vai pagar nas operações de importação, é uma forma de melhorar a negociação e evitar imprevistos. Afinal, os valores impactam no processo e podem até inviabilizar as transações.
Para evitar essa circunstância, é necessário saber quanto paga e o que é desnecessário. A partir disso, você pode otimizar o procedimento e evitar custos da importação excessivos. Veja quais são os principais.
Valor do material/produto
Representa o preço do insumo, da matéria-prima ou do produto acabado que está sendo importado. O valor será repassado ao fornecedor, ou seja, o dono da fábrica ou atacado que comercializou as mercadorias.
Impostos
São os valores pagos aos governos federal, estadual e municipal. Incidem nas operações e indicam que o processo foi legalizado. O único tributo específico do procedimento de compra de outros países, é o Imposto de Importação (II).

O cálculo é feito com base em alíquotas variáveis. Elas dependem da mercadoria e variam de 0 a 35%. No entanto, existem outros tributos como:
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): é aplicável sobre as mercadorias industrializadas nacionais ou estrangeiras. Todos os anos é lançada uma tabela específica, a TIPI. Elas estão disponíveis no site da Receita Federal;
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): é um tributo estadual. A alíquota varia conforme a origem e o destino do produto. Por isso, é necessário fazer a consulta na Secretaria de Estado da Fazenda;
imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS): incidente sobre a prestação de serviços vindos do exterior ou que tenha iniciado fora do Brasil. A taxa corresponde a 5%;
PIS e Cofins Importação: são contribuições sociais federais voltadas para o financiamento da seguridade social. Geralmente, a alíquota do primeiro é de 1,65%, mas podem ter exceções. No segundo caso, a taxa é de 7,6%, também com possibilidade de divergências.
Frete internacional
Corresponde no valor pago para trazer a mercadoria de outro país ao Brasil, o frete pode ser marítimo ou aéreo. O primeiro é cobrado de acordo com a quantidade — um container grande custa cerca de 2.500 dólares da China para o Brasil. O segundo custa de 8 a 10 dólares por quilo de produto. Ainda existe o frete doméstico, que corresponde do porto até o destino.
Despesas aduaneiras
Fazer importações de cargas acima de 3 mil dólares exige cadastro no RADAR Siscomex e despachante aduaneiro. É possível que o valor cobrado fique entre R$ 800 e R$ 1.500 por operação. Varia conforme a complexidade do serviço e o volume das mercadorias.
Seguro da carga
É recomendado, apesar de não ser obrigatório. Nesse caso, o custo da importação, fica entre 0,5% e 2% do valor da carga. Vale a pena pagar, mesmo que não haja imprevistos na operação. Afinal, se existir algum, o prejuízo será grande.
FONTE: https://www.tothbr.com/post/os-principais-custos-da-importa%C3%A7%C3%A3o https://www.remessaonline.com.br/blog/custos-da-importacao/




Comentários