O que é sourcing?
- Cesar (da TOTH)

- 11 de out. de 2023
- 2 min de leitura
A tradução literal de source pode parecer um pouco confusa, uma vez que significa tanto compra ou aquisição como terceirização. No último caso, porém, é mais comum a utilização do termo outsourcing. Mas e quando o assunto é setor de compras empresarial? Aí, a tradução ideal seria adquirir produtos ou matérias-primas de terceiros. Traduzindo: trata-se de procurar formas para suprir as necessidades materiais do negócio.
O sourcing diz respeito, portanto, a uma série de processos relacionados aos fornecedores. Para que isso fique claro, vamos ampliar o conceito para strategic sourcing, uma metodologia mais abrangente adotada por organizações de todos os portes, citando cada um dos passos necessários para uma estratégia eficiente.
Definição de fontes de suprimento
Trata-se de escolher os melhores fornecedores para a empresa. Isso é feito após uma extensa pesquisa de mercado, incluindo a solicitação de cotação em diferentes concorrentes. A ideia é encontrar parceiros confiáveis, com preços e prazos adequados à demanda do negócio.
Pesquisa de mercado
Além de identificar fornecedores e caracterizá-los individualmente, o sourcing também envolve uma pesquisa mais abrangente, por meio da qual são procuradas tendências. Esse verdadeiro garimpo de novas tecnologias, matérias-primas ou demandas dos consumidores faz uma enorme diferença a médio e longo prazos. A ideia é trabalhar para que a empresa esteja sempre a par de novidades que podem impactar na relação com fornecedores.
Um conceito em alta no setor é o de global sourcing, que, como o nome já entrega, consiste em uma busca por fornecedores que não se limita às fronteiras nacionais. Embora já seja uma regra para as grandes empresas, as pequenas organizações também podem olhar para o exterior para qualificar sua cadeia de suprimentos.
Para isso, valem algumas dicas: procure por marketplaces B2B com presença global, conheça as regras de importação para sua área de atuação e busque se informar junto às entidades de classe sobre fornecedores internacionais que já atuam no Brasil e possam ser parceiros viáveis do seu negócio.


FONTE: https://www.tothbr.com/post/sourcing-x-procurement-entenda-a-diferen%C3%A7a-no-setor-de-compras




Comentários