top of page

O que é EBITDA e como calcular?


A maneira mais fácil de entender o que é o EBITDA é pensar nele como o resultado da operação da empresa.




A sigla vem do inglês: earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, também é conhecido como LAJIDA, ou lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização. EBITDA e LAJIDA são o mesmo indicador.




Mas o que significa dizer que o EBITDA representa o resultado da operação da empresa?


É preciso lembrar que o desempenho de uma empresa ao longo do ano normalmente é composto por várias linhas de receitas e despesas. Ela fatura com a venda de seus produtos e serviços, é claro, mas não apenas. Seu caixa é mantido aplicado enquanto não é usado.




Portanto, a empresa também ganha dinheiro com a remuneração por esses investimentos.


A empresa também pode ter empréstimos ativos para rodar suas atividades – capital de giro, por exemplo. Os juros que precisa pagar são despesas que entram no balanço e compõem seu resultado final. As duas situações – o ganho com aplicações financeiras e a despesa com juros de um empréstimo – afetam o lucro líquido da empresa, mesmo não sendo diretamente relacionados com a linha de produção ou o desempenho da equipe comercial.



ree




O EBITDA serve exatamente para isso. É calculado para que seja possível ter uma noção clara de como anda a operação de fato da empresa.




Em uma fábrica de celulose, por exemplo, o EBITDA permite que o investidor saiba quão eficiente é a produção (e não se o gerente financeiro trabalha bem). Isso vale para os outros segmentos, da indústria ao varejo.




Por essa característica, o indicador também é definido como uma métrica da geração de caixa operacional – na prática, quanto a empresa gera de dinheiro com sua atividade principal.




FONTE: https://www.infomoney.com.br/guias/ebitda/

 
 
 

Comentários


© 2016-2025 Todos os direitos reservados à TOTH BRASIL 

bottom of page