O que é a logística integrada?
- Cesar (da TOTH)

- 5 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
A logística integrada é definida como um modelo de organização e gestão da cadeia de suprimentos onde departamentos, processos, recursos e fluxos são coordenados para operar em sintonia.
A logística é um processo intersetorial, ou seja, envolve praticamente todos os departamentos de uma empresa. Quando trabalham de forma sincronizada, as operações são muito mais fluidas e, portanto, os pedidos podem ser expedidos com mais rapidez.
A coordenação dos diferentes departamentos que compõem uma organização permite ter uma operação ágil e flexível que ajuda a responder com rapidez e precisão às novas tendências existentes.
Saber com antecedência as épocas do ano em que a maior parte das vendas vai ocorrer facilita a organização de turnos de trabalho e ter apenas o estoque essencial disponível.
Benefícios da logística integrada
A logística integrada, na qual operações, departamentos e fluxos são coordenados, oferece as seguintes vantagens:
Mais rapidez: eliminar obstáculos e aprimorar operações que agregam valor na fabricação dos produtos resulta em agilidade. Será possível responder mais rapidamente às necessidades do cliente, bem como possíveis incidentes e problemas.
Competitividade empresarial: com uma logística forte e integrada, as empresas são mais competitivas e, como resultado, podem se expandir e explorar novos mercados com sucesso.
Custos mais baixos: conhecer os detalhes da cadeia de suprimentos é vital para tomar medidas de melhoria e otimizar qualquer processo. Maior desempenho se traduz em custos de logística reduzidos.
Flexibilidade total: graças à logística integral, as empresas podem administrar um maior número de referências com facilidade e se adaptar ao ambiente mutável e imprevisível em que se movem.
Gestão eficiente do estoque: quando os departamentos compartilham todas as informações, o gerenciamento de mercadorias é infalível. Dessa forma, apenas os itens necessários para a prestação do serviço ficam disponíveis.

FONTE: Resumo de https://www.mecalux.com.br/blog/logistica-integrada




Comentários