Importação via trading company: como funciona?
- Cesar (da TOTH)

- 25 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
As trading companies são empresas que se especializaram em cuidar dos trâmites burocráticos na importação. Elas planejam cada etapa da importação, desde a emissão documental do exportador até a liberação alfandegária aqui no Brasil. Mas não é só isso, elas também negociam valores com fornecedores, buscam melhores parceiros para atuar na sua operação e pressionam mais tempo por taxas cambiais.
Quais são as vantagens que a trading company oferece aos negócios?
Por serem empresas especializadas em importar, elas possuem uma extensa redes de parceiros e oferecem serviços de qualidade e com preços atrativos. Além da redução de custo, a trading ajuda na condução dos trâmites burocráticos planejamento tributário e fiscal. Também conduz a emissão dos documentos internacionais de acordo com as legislações brasileira, o que evita multas e atrasos operacionais.
Por exemplo, ao contratar um frete internacional, é padrão que a companhia de transporte lhe forneça um prazo de entrega do contêiner vazio com prazo de 15 dias. Após sua carga chegar, você terá que devolver a unidade vazia neste prazo.
Se passar disso, existe uma multa diária que chamamos de demurrage. Ao trabalhar com uma trading, ela já tem negociado os prazos maiores para a entrega do contêiner, com prazos mínimos de 21 dias, podendo chegar até 30 dias. O mesmo vale para taxas, prazos, taxas cobradas por armazéns, despachantes aduaneiros e transportadoras.
Para este tipo de operação, o risco da importação, inclusive cambial, fica a cargo da trading company. A encomendante tem um preço pré-determinado antes mesmo de embarcar e qualquer oscilação de valor, sejam por questões operacionais ou cambiais, serão suportadas pela trading company.
Por outro lado, para a trading, existe a oportunidade de operar em um mercado com margem de lucro, em um produto que ela desconhece suas condições comerciais e de distribuição. Visto isso, resta apenas para ela revender pelo preço final do produto e trabalhar para que tudo saia como planejado. Afinal de contas, isso é a sua expertise.

Importação via trading company por conta e ordem
Já sabemos o que é importação própria. A que falaremos a seguir é a operação por conta e ordem de terceiros. A importação por conta e ordem de terceiros é um serviço prestado por uma empresa, a trading company, que promove em seu nome o Despacho Aduaneiro de importação de mercadorias adquiridas por outra, a adquirente.
Nessa operação, deve existir um contrato previamente firmado, que pode compreender ainda prestação de serviços relacionados com a transação comercial, a realização de cotação de preços internacionais e a intermediação comercial.
Além disso, é preciso que ambas comprovem capacidade financeira para adquirir as mercadorias importadas. A Receita Federal tem estado muito preocupada com essa capacidade financeira e também que as empresas tenham os seus CNPJ´s vinculados ao Siscomex, Sistema Integrado de Comércio Exterior, antes da operação acontecer.
Até aqui, falamos de dois tipos de importação: a própria, quando a empresa promove, e a importação por conta e Ordem, quando a empresa contrata uma terceira para fazer. Abaixo vamos falar da importação por encomenda.
Importação por encomenda
A importação por encomenda é um tipo de operação em que uma empresa, a encomendante, previamente interessada em uma certa mercadoria contrata uma trading company para que com seus próprios recursos providencie a importação destas mercadorias. Neste caso, ela não pode vender para nenhuma outra empresa, ela precisa revender exclusivamente para esta encomendante.
Nesta modalidade, a compra destas mercadorias no exterior, é feita com os recursos da trading, e não pode ter nenhum tipo de antecipação. Diferentemente da importação por conta e Ordem, a alteração cambial para pagamento da importação deve ser realizado exclusivamente em nome da trading Company.
FONTE: Resumo de https://blog.maino.com.br/importacao-via-trading-company-como-funciona/




Comentários