Frete marítimo mais barato compartilhando o contêiner
- Cesar (da TOTH)

- 4 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
O contêiner LCL, sigla para Less Container Load ou Contêiner com menor carga, traduzido para o português, é um transporte que é usado para quando dois ou mais exportadores resolvem compartilhar um único contêiner.
Esse contêiner é muito indicado para o caso de você precisar fazer a importação ou mesmo exportação de um produto, mas não possui carga que é suficiente para enchê-lo sozinho por completo.
Sendo assim, a melhor dica é usar um contêiner compartilhado, de modo que você irá pagar apenas pelo espaço que está utilizando, o que faz com que os seus custos sejam menores.
A carga que será enviada pelos mais diversos exportados vai ser feita de maneira conjunta, usando apenas um contêiner que será enviado para o país destinatário.
Quando as mercadorias forem ser descarregadas, então cada um dos exportadores vai ser o responsável por estar cuidando da sua própria carga.
No caso da carga consolidada, um conjunto com várias mercadorias serão entregues em um único local, então o material poderá ser enviado todo junto, como se fosse destinado a apenas um único importador.
A maior vantagem na escolha dessa opção de transporte é quanto ao importador, pois ele terá uma enorme redução de custos com o pagamento do frete.
Dependendo de qual seja a carga, por outro lado, essa pode não ser a opção mais benéfica e viável em termos de contêiner.
Pequenas cargas podem ser transportadas em um contêiner compartilhado
Para quem irá trabalhar com a importação de produtos, é muito importante estar atento às despesas que vai ter para evitar que ocorram prejuízos financeiros.
Se você possui uma carga que é pequena e que não irá ocupar todo o espaço de um contêiner completo a ser usado apenas com a carga de um exportador, então há a opção de escolher um LCL.
O mesmo vale caso você tenha uma carga grande, mas que não ocupa um espaço que é suficiente para um contêiner FCL, que é aquele totalmente carregado e usado quando apenas um exportador possui carga suficiente para lotá-lo.
Aí você também poderá optar pelo LCL, mesmo que a sua carga seja grande, então é preciso estar atento a isso para evitar altos custos no final.
A dica é sempre realizar a cotação de quanto é que custa cada um dos transportes, sempre tendo em mente que existem certas despesas que são bem específicas para qualquer um dos tipos escolhidos.
O maior benefício de usar o frete LCL é que se pode dividir o valor a ser pago com outros importadores, mas é preciso considerar se o seu caso é viável se o contêiner, mesmo dividido, possuir pouca mercadoria.
No momento em que você contratar esse frete marítimo, é importante atentar-se a todas as perguntas que serão feitas pelo agente de frete internacional, a respeito dos dados da sua carga.
É por meio dos dados que são coletados por esse profissional é que você vai saber que o embarque será em um contêiner consolidado, que é compartilhado com as cargas de outros importadores.
A logística para esse tipo de contêiner demora mais, não só por conta dos próprios produtos que são transportados, mas com os cuidados para organizá-los adequadamente.
O importador precisa sempre entregar a carga naquele terminal que for informado, para o agente de carga.
Quando a carga chega ao destino final, o agente de carga deverá realizar o processo de desconsolidação e também de desembarace de cada carga, até que ela chegue na sua empresa.
A contratação desse frete pode ser paga apenas no destino, chamado de pós-pago, e o importador precisa sempre buscar pelo free time mais amplo.
Já no caso do frete que é pré-pago, deve-se negociar o frete time mínimo com o armador do local.
O frete marítimo do contêiner compartilhado não possui riscos de demurrage, que é a indenização diária que deve ser paga ao transportador.
Entretanto, quando a carga atraca é sempre importante que você saiba qual é a situação em que se encontra o recinto aduaneiro, e também evite possíveis cobranças indevidas.

FONTE: Resumo de https://www.institutoamadurecer.com.br/como-pagar-um-frete-maritimo-mais-barato-compartilhando-o-conteiner-e-quais-cuidados-tomar/




Comentários