Estudo de viabilidade financeira na importação
- Cesar (da TOTH)

- 16 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Com este estudo, você não apenas prevê seus gastos, como também obtém um aprofundamento sobre todo o processo de importação e adquire uma visão gerencial de riscos, vantagens e possíveis prejuízos na aquisição da mercadoria.
Bom planejamento
Como em todos os seus projetos, é indispensável garantir que o produto esteja de acordo com os trâmites legais de importação para, posteriormente, ser guiado até a seleção de fornecedores. O exportador internacional deve fornecer a classificação fiscal de mercadorias conforme o código do sistema harmonizado.
Nesse processo, é importante fazer o diagnóstico completo do negócio, os aspectos influenciadores e internos tanto quanto externos. Busque um parceiro especializado para o desenvolvimento de fornecedores, para que você possa dirimir os riscos de uma compra e pagamento internacional.
Otimiza o tempo
Obter amostras demanda tempo e dinheiro, portanto, o ideal não é sair testando diversos produtos importados para encontrar aquele que oferece melhor desempenho para o seu negócio.
A visão de uma empresa do ramo logístico pode levar maior agilidade e permitir que a importação aconteça no tempo ideal que o negócio solicita. O know-how dos especialistas ainda ajuda a levantar oportunidades e detalhes técnicos enriquecedores na avaliação.
Redução de custo
Sabe-se que importar envolve fretes, seguros, impostos e diversas emissões de documentação para manter o produto de forma legal em território. A análise cria uma perspectiva de todos os gastos conforme o modelo de negócio, permitindo economizar recursos financeiros. A escolha do melhor Incoterm, melhor modal de transporte, composição de lotes econômicos e até mesmo o planejamento tributário da importação podem gerar ganhos financeiros e operacionais enormes para sua empresa.
Melhores ofertas
Com a análise realizada no estudo de viabilidade, obtemos o melhor planejamento logístico e encontramos as melhores opções, com menores custos em outros países, reduzindo custos de frete internacional, custos portuários e custos de armazenagem. O planejamento logístico realizado no estudo de viabilidade é como um mapa que mostra as menores barreiras territoriais e os produtos mais interessantes para nacionalizar e vender. Com um relatório bem estruturado, fica muito mais simples descobrir esses detalhes antes de iniciar a tramitação.
Pagamento e retirada da mercadoria
Antes de efetuar os pagamentos, é importante conhecer todas as práticas cambiais envolvidas para segurança financeira da sua importação.
Existem diversas formas e meios de pagamentos. O ideal é reduzir ao máximo o valor de pagamento antecipado e efetuar o pagamento complementar apenas após o recebimento de documentos sólidos e a confirmação de embarque do seu produto.
A importância paga antecipadamente ou posteriormente pode variar de acordo com o Incoterm escolhido para aquisição do seu produto.
Fluxo de caixa
Outra questão muito importante prevista pelo estudo de viabilidade econômica de importação é o seu fluxo de caixa. Importação parada é prejuízo, o custo de armazenagem, estadia e/ou demurrage de contêineres crescem continuamente, por isso não se pode perder tempo.
De forma resumida, podemos dizer que os principais desembolsos ocorrerão com:
Impostos e taxas – Envolve valores com contrato de câmbio, recolhimento de PIS, cofins, IPI e ICMS do estado de destino da mercadoria.
Armazenagem – Custos relacionados ao acondicionamento da mercadoria durante o transporte e ancoragem portuária. Deve-se arcar com o pagamento dos movimentadores da carga.
Fretes e seguro – O frete varia conforme o tipo de importação e a modalidade escolhida. Já o seguro é obrigatório para translados, em geral, para evitar problemas com roubos, danos ou extravios.

FONTE: Resumo deestudo de viabilidade econômica de importação htTtps://camex.org.br/conheca-o-estudo-de-viabilidade-economica-de-importacao/




Comentários