Demurrage e Detention: saiba o que são e como evitar prejuízos
- Cesar (da TOTH)

- 11 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Demurrage e Detention (sobreestadia) se caracterizam basicamente como um custo indenizatório (multa) ao armador.
Sua aplicação é prevista nos contratos com os armadores, em que o cálculo da cobrança é descrito e acordado entre as partes.
Em poucas palavras, a demurrage é cobrada quando o contêiner ultrapassa os dias de free time e permanece no porto de descarga ou em posse do importador, gerando atraso na devolução deste equipamento ao depósito de container vazio do armador.
Enquanto a detention é cobrada quando o container é retirado vazio no depósito do armador para estufagem, e ocorre atraso para a entrega deste equipamento no porto de embarque para a exportação.
Demurrage
É a cobrança feita sobre a estadia do contêiner quando permanece no terminal ou em posse do importador por um período de tempo maior do que aquele contratado junto ao armador. (free time).
O prazo é calculado a partir da data de chegada do container no porto de destino até a devolução deste equipamento ao depósito de container vazio do armador. Quando o free time é extrapolado, cada dia extra da posse do container haverá a cobrança de demurrage.
Detention
A incidência da detention, portanto, ocorre quando é feito a retirada do contêiner vazio no depósito do armador para estufagem, e é entregue no porto de embarque (gate in) fora do free time acordado.
Longstanding
Além da detention, poderá também incidir a cobrança de Longstanding (longa duração).
O Longstanding é um custo de sobreestadia cobrado por alguns armadores, que vai desde a data de entrega do contêiner cheio no porto até a data do efetivo embarque.
Após o período do freetime dentro do porto, os custos de Longstanding são calculados também em dias corridos, com base na tabela de tarifas, nos mesmos níveis dos valores de detention.

FONTE: Resumo de https://dclogisticsbrasil.com/demurrage-e-detention-saiba-o-que-sao-e-como-evitar-prejuizos/




Comentários