Declaração Única de Importação otimiza processo de importação
- Cesar (da TOTH)

- 26 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Criada em 2018, pela Receita Federal, a Declaração Única de Importação (DUIMP) teve sua implementação finalizada em 2022 e, desde então, já vem apresentando impactos no processo de importação de produtos.
O documento foi desenvolvido para facilitar os procedimentos de entrada de produtos em território brasileiro e substitui quatro outras certidões: a Declaração de Importação (DI), a Declaração Simplificada de Importação (DSI), a Licença de Importação (LI) e a Licença
Simplificada de Importação (LSI).
Na prática, a DUIMP apresenta, de forma detalhada, os impostos, item a item, e não mais adição a adição como acontecia na DI. Isso significa que, o processo de emissão de nota fiscal de importação pode ser simplificado, contanto que o sistema se conecte ao Portal Único e busque as informações diretamente da declaração.
Vale lembrar que, para que isso aconteça, o importador precisa se certificar de que o sistema emissor de NF-e utilizado pela empresa tem essa integração com a Declaração Única de Importação. De outra maneira, todo o processo de importação de mercadorias para o Brasil permanece prejudicado e, por consequência, a empresa perde competitividade no mercado e economia de tempo.

FONTE: Resumo de https://www.folhape.com.br/economia/declaracao-unica-de-importacao-otimiza-processo-de-importacao-de/256294/




Comentários