Como conseguir a habilitação ilimitada no RADAR Siscomex
- Cesar (da TOTH)

- 25 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Vamos agora falar dos documentos necessários para a habilitação no Siscomex. Como dissemos, o primeiro passo será efetuar o cadastro no Radar. Pelo fato dos sistemas serem interligados, há poucas chances de ter que apresentar novos documentos.
As empresas podem se cadastrar em diferentes perfis, de acordo com as suas necessidades. Veja a seguir quais são esses perfis e os documentos solicitados para cada um deles. O acompanhamento da solicitação pode ser feito através do portal do e-CAC.
A modalidade ilimitada é bastante almejada pois as empresas têm medo de ultrapassar o limite previsto por seis meses nas modalidades limitada 1 e 2. O limite é calculado considerando o valor da CIF (Cost, Insurance and Freight), valor presente da Declaração de Importação que corresponde ao valor original do produto acrescido ao frete e ao seguro.
Quando o valor limite, estipulado por seis meses é ultrapassado, o Siscomex não permite o registro de novas Declarações de Importações até que ocorra a liberação do limite gradualmente ou que haja a revisão de estimativa, ou seja, até que a empresa apresente à Receita Federal a comprovação da sua capacidade financeira para aumentar o limite do seu Radar.
Para obter o Radar ilimitado é preciso manifestar o interesse no aumento e aguardar a decisão da Receita Federal. Caso o retorno seja negativo, ou seja, caso o pedido de revisão seja indeferido, a empresa precisa aguardar por 06 meses para abrir um novo processo administrativo junto ao e-CAC para apresentação da documentação que comprove sua capacidade financeira.
Entre os documentos previstos no processo estão balancetes para verificação, balanço patrimonial, extratos bancários e de aplicações, entre outros.
Além disso, em algumas regiões, a Receita Federal ainda pode solicitar a comprovação da capacidade física do requerente, através da apresentação de documentos como contas de água, luz, telefone, internet, entre outros.
Com toda a documentação apresentada, a Receita Federal tem o prazo de dez dias para dar o retorno. Caso o processo seja indeferido, não se preocupe que não vai interferir na modalidade em que a empresa já está deferida.

Fonte: Resumo de wwwhttps://freitasinteligencia.com.br/habilitacao-no-radar-como-conseguir-o-ilimitado-ou-controlar-os-saldos/




Comentários