As diferenças entre sourcing e procurement em compras
- Cesar (da TOTH)
- 19 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Os processos de sourcing e procurement envolvem a compra de bens e serviços de fornecedores comerciais. Muitos confundem os termos ou os utilizam como se fossem sinônimos, mas eles são diferentes.
Procurement é o processo de gestão de fluxos de trabalho internos que apoiam atividades como a criação e envio de pedidos de compra, o gerenciamento das entregas e também dos pagamentos. Já o sourcing envolve encontrar, examinar, negociar e contratar fornecedores. O sourcing faz parte do procurement que, por sua vez, abrange outras ações estratégicas.
Tanto o procurement quanto o sourcing são processos que importantes para a gestão da cadeia de suprimentos. Ela abrange todo o gerenciamento de produtos e serviços adquiridos de fornecedores, e nesse ponto se conecta ao procurement e ao sourcing. Mas também contempla a produção de bens e serviços oferecidos pela empresa e sua movimentação entre diferentes departamentos para, em última análise, chegar aos clientes finais.
Sourcing é o processo inicial de identificação, análise e negociação com fornecedores de bens e serviços. Normalmente, os bens e serviços vendidos por esses fornecedores são necessários para as operações do dia a dia da empresa que os procura. Assim, seu preço e qualidade são essenciais para o sucesso operacional.
Como componente do processo mais amplo de procurement, o sourcing é uma parte importante da construção e manutenção de uma cadeia de suprimentos eficaz. Minimizar os preços garante que os custos sejam mantidos sob controle, e gerenciar bem o relacionamento com fornecedores ajuda a reduzir riscos e melhorar a eficiência operacional. Uma função crucial do processo de sourcing é encontrar um bom equilíbrio entre esses fatores.
Strategic sourcing pega o conceito de sourcing e o transforma em uma prática de negócios iterativa e constante. O strategic sourcing é um processo contínuo, no qual uma empresa analisa regularmente seus fornecedores e supply chain, identificando novas possibilidades de parceiros e realocando recursos.
O objetivo é se ajustar às mudanças na dinâmica do mercado, minimizando riscos e custos para garantir que a cadeia de suprimentos seja sempre o mais eficiente possível.

Como procurement e sourcing são fluxos que se complementam dentro do setor de compras de uma empresa, é comum as pessoas os confundirem por acharem que são a mesma coisa. Para facilitar a execução dos dois processos e evitar erros, vamos deixar bem claras as diferenças entre eles.
Sourcing
Sourcing é um processo que faz parte de procurement. Como já mencionado, é o começo do fluxo: a identificação, análise e negociação com fornecedores. Focado na comunicação, minimização de preços e manutenção dos custos, é o processo responsável por garantir que as operações do dia a dia sejam executadas com sucesso.
Procurement
Procurement é um processo estratégico e mais amplo. Ele envolve muitas atividades, como a gestão de fluxos de trabalho de compras, pesquisas de mercado para identificar novas tendências, procura de possíveis fornecedores e a definição de diretrizes e regras de execução.
É também por meio dele que o setor de compras se mantém alinhado com outros departamentos da empresa e garante a administração dos produtos e suprimentos essenciais para o funcionamento do negócio.
FONTE: Resumo de https://www.pipefy.com/pt-br/blog/procurement-vs-sourcing/
Comments