3 DICAS DE PLANEJAMENTO PARA IMPORTAR
- Cesar (da TOTH)

- 24 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
1. Planejamento tributário
O planejamento tributário para os projetos de importação começa na etapa de abertura da empresa, de modo que é possível planejar a utilização de crédito e débito de impostos de importação. Além disso, deve-se considerar o estado de localização do importador, no que diz respeito a tributação do ICMS. Cada estado importador possui uma alíquota diferente de ICMS e, portanto, o estado de localização do importador refletirá na formação do custo final de importação.
2. Conhecimento sobre o mercado consumidor
É necessário lembrar de incluir no planejamento do plano de negócios estudos sobre a estratégia de atuação dos concorrentes, quais são os canais de compra, venda e distribuição usuais do segmento, estudo de possíveis produtos alternativos, legislação, etc.
3. Opções logísticas a utilizar
Por fim, é possível considerar ferramentas para gerar redução dos impactos dos custos na importação, por exemplo: simular os custos de importação, considerando todas as opções logísticas disponíveis; realizar a consolidação da carga de dois ou mais fornecedores, diluindo os custos logísticos fixos; e, considerar embarques da demanda de forma periódica, podendo barganhar melhores condições de venda junto ao fornecedor selecionado.

FONTE: https://cutt.ly/Ahdcanq]




Comentários